Há uma força mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: A VONTADE. Albert Einstein INOVAR. Há 12 anos nascia um projeto que mudaria a vida da comunidade e de toda uma equipe engajada em ajudar ao próximo.

O ano de 2017 começou com novos desafios e foco no trabalho em grupo, um ano que promete ser inovador para o Instituto Verter, que se reuniu no sábado, 11 de março, para realizar o IV Encontro do Voluntariado, no teatro Sergio Cardoso. O Encontro anual é uma ferramenta para reconhecimento do trabalho do voluntariado e apresentação do importante papel que o Instituto Verter desenvolve na sociedade, além da promoção da saúde ocular.

Com abertura do Dr. Eduardo Parente, o evento proporcionou momentos únicos aos 137 participantes, que tiveram a oportunidade de ter uma aula sobre o cenário atual da oftalmologia e orientações sobre prevenção de doenças com o Dr. Mauro Campos, Diretor Clínico do H.Olhos Paulista; o panorama do terceiro setor, em palestra ministrada pelo Professor Raniere Pontes, Gestor de projetos da ONG World Vision, atividades de outras Organizações como a Fundação Special Olympics, Os Expedicionários da saúde e também para conhecer as conquistas e programações das atividades do Verter ao longo do ano.

“É importante discutir a prevenção e promoção dos cuidados com a visão, por isso, nestes encontros sempre dedicamos uma parte do tempo para receber nossos parceiros para compartilhar experiências e aprendizados”, explica Rodrigo Galvão Viana, Gestor do Instituto Verter.

Além das palestras e da apresentação do planejamento do instituto, alguns voluntários e parceiros receberam certificados, houve também condecorações como “Voluntário de Honra” do Instituto Verter para voluntários que participaram de mais de 10 ações ao longo da historia do instituto.
Uma justa homenagem e reconhecimento para aqueles que, com paixão pelo que fazem e caridade, conseguem enxergar que a vida lhes dá muitas oportunidades de conhecer diferentes realidades, culturas e histórias que, de uma forma muito particular, fará com que o ser humano presente dentro de cada um, só evolua para um bem maior.

Desde 2005 no Grupo, Leonardo Pecoraro, Coordenador de Campanhas- da área Comercial, é um destes personagens que ajudou a escrever a história do Instituto Verter que já havia recebido, em 2014, o primeiro título de “Voluntário de Honra” da ONG, foi considerado o “Voluntário destaque” do Projeto Rio 2016.

“Eu não esperava ser homenageado. Gostei bastante de ter sido reconhecido pelo meu trabalho. Fiquei muito feliz e contente”, revela Leonardo.

O trabalho voluntário que o Verter realiza tem rendido muitos frutos. Depois da excelência dos serviços prestados a atletas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, agora chegou a vez de oficializar a parceria com a Fundação Special Olympics Brasil. Com a mudança, Rodrigo G Viana passa a ocupar a função de Diretor clínico Geral do Programa Atletas Saudáveis e o Instituto Verter assume a gestão dos serviços oftalmológicos aos atletas especiais da Fundação. Mais uma conquista para o Verter, mais uma vitória para o Grupo H.Olhos, que vê, a cada dia que passa, mais colaboradores engajados em causas sociais.
Ser voluntário é um estilo de vida, por isso buscamos fazer o bem e não esperar nada em troca.

“Aqui no Verter dedicamos nosso tempo a olhar ao próximo, doamos o tempo e ganhamos o dia. O trabalho voluntário deve ser encarado com responsabilidade e comprometimento”, diz Rodrigo.

A Analista de RH, Loiane Bertolucci, que participa pela segunda vez do Encontro do Verter, ressalta que o evento foi muito dinâmico e com bastante conteúdo tanto do Instituto como de tudo que eles promoveram no decorrer do ano.

“Além disso, todas as informações passadas nas palestras sobre oftalmologia e o terceiro setor nos ajudam a levar informação para outras pessoas e a nossa família”, explica Loiane.

Foi por conta desta dedicação e doação dos voluntários que o Verter terá um novo desafio em 2017. Um dos Projetos do Instituto, o Ver na Escola, foi viabilizado pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente – FUMCAD e deve iniciar ainda neste semestre. Com previsão de atender mais 18.000 crianças em 1 ano, as equipes do Verter irão até as escolas municipais, com toda estrutura oftalmológica montada, para atender aos alunos sem que eles precisem se descolar. Quem apresentar necessidade de correção receberá os óculos, gratuitamente.

Somos parte de uma geração que vive em constante transformação. Juntos podemos transformar o mundo de muitas pessoas. Seja um voluntário. Vamos levar amor, cuidado e carinho a milhares de pessoas. Participe das ações da sociedade civil, são elas que aperfeiçoarão ações em prol de um mundo melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *