III Encontro do Voluntariado Instituto Verter

 

O H.Olhos Paulista sediou o III Encontro do Voluntariado do Instituto Verter no mês de março. Com abertura do Dr. Marcos Tonelli, foram apresentados os palestrantes e parceiros. Na sequencia, iniciou-se o ciclo de palestras com convidados, para proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer um pouco mais do emocionante trabalho que o Instituto vem realizando.


“O encontro anual é uma ferramenta para atualizarmos os cadastros dos voluntários, apresentarmos os resultados, discutirmos sobre prevenção e cuidados com a visão, reconhecermos os participantes com certificados de horas voluntárias e homenagearmos nossos destaques”, explica Rodrigo Galvão Viana, Gestor do Instituto Verter.

Para ratificar a importância do voluntariado no Brasil, uma significante palestrante sobre o tema veio fazer parte do programa: Silvia Maria Louzã Naccache, do Centro de Voluntariado de São Paulo, aponta que o país tem vivido um crescimento e comparou o trabalho do voluntariado brasileiro aos demais países. Silvia afirmou que o Brasil está bem ranqueado e que este crescimento se deve graças às empresas, que têm desenvolvido um papel cada vez mais forte com na questão da responsabilidade social. “A imagem do voluntariado está mudando, aumentou também o número de homens voluntários e o interesse da sociedade em doar um pouco do talento e tempo também a causas que se identificam”, explica Silvia.

O representante da farmacêutica Bayer, Ronaldo Santos, foi um dos convidados do evento e abordou as doenças vasculares da retina. Segundo Rodrigo G Viana, “Todo ano trazemos palestras na intenção de promover informações sobre saúde ocular aos nossos voluntários que, certamente, são agentes de saúde ocular”.

Com o importante advento dos Jogos Olímpicos no Brasil e a parceria do H.Olhos Paulista que

terceirizou a gestão do voluntariado que irá para Rio 2016 ao Verter, a Organização do evento se empenhou e trouxe a Coordenadora dos Serviços Médicos Rio 2016, Gestora da Policlínica, Tatiana Melgaço. Sua apresentação serviu para explicar aos presentes sobre a classificação dos profissionais voluntários que estarão no Rio. Tatiana também falou da estrutura da Policlínica, comparando-a com as outras edições dos Jogos Olímpicos. “Foi um verdadeiro mergulho nos bastidores das Olimpíadas com esta apresentação, pois pudemos ter ideia do tamanho do trabalho que será realizado pelo H.Olhos junto às delegações e aos atletas, além da grande importância que isso representará para nossa empresa e a marca H.Olhos”, diz Henrique Brito, Analista de Marketing Júnior do Grupo Cerpo. Quando questionada sobre como Comitê Olímpico tem lidado com a atual crise no Brasil e os escândalos na área da saúde no Rio de Janeiro, Tatiana orientou que o governo não está financiando o projeto das Olimpíadas, “o dinheiro é todo privado, o Comitê Olímpico é uma entidade privada e os jogos olímpicos e paralímpicos são financiados pelos patrocinadores e fornecedores” e toda a estrutura, como aquisição de ambulâncias, espaços físicos e equipamentos ficará como legado não só para o RJ, mas também para o Brasil.

Neste evento, o Verter novamente entregou placas de homenagens aos novos voluntários de honra que demonstraram apoio e dedicação em todos os anos de ações do Instituto. Nesse momento, todos os Diretores presentes participaram da entrega com elogios e reconhecimento aos homenageados. – Dr. Renato Magalhães – Dra. Haldria Cristine Pessotti – Ana Lurdes Ferreira Maramaldo – Paula Fernanda Marques Moro – Raphael Oliveira Silva – Raquel Ozorio Menezes O doutor Renato Magalhães foi homenageado também por um paciente que ele operou. Sr Raimundo relatou a importância da cirurgia na vida dele e se emocionou ao falar da experiência de voltar a enxergar. Foi um momento marcante para todos os presentes, inclusive para o Dr Renato que também ficou emocionado.  Uma cortesia proporcionada  pela  Sra Eliane  Figueroa foi  mais um momento especial do Encontro. Foram sorteados gift cards para participação em workshops especializados. 55 inscrições e as ganhadoras foram: Estilo e valorização da estética corporal: Rosedith Firmo Cavalcanti Lima Camila Costa de Oliveira Luana Mendieta Gisele Gomes Pires Roseane Luzia Ferreira Kajiwara Thais Silva Santos Erica Maria Ferreira Batista Maria da Gloria Ribeiro da Cruz Liliane de Souza Tedeschi Marcela Moreira Silva As cores na valorização da beleza: Camila Borges de Menezes Letícia Lucia da Silva Sandra Meire Bispo dos Santos Ana Paula Prudencio Rodrigues Meire Helen de Macedo Vieira Simone Menoni Pelozi Valdirene de Sousa Moreira Fabiana Leite de Sousa Glaucia Regina Cruz Maria Cecilia Gomes Para surpresa de todos, após o ciclo de palestra, os Meninos do Morumbi lançaram um hino criado de forma muito especial e carinhosa.

Em poucos minutos, os voluntários do Instituto Verter interagiram e se tornaram parte do coral dos Meninos, cantando e dançando a empolgante canção. Um coquetel foi servido e os voluntários puderam curtir o show do Grupo Skeletons que animaram a tarde com vários sucessos dos anos 60. Esta foi mais uma experiência encantadora proporcionada por toda organização e voluntários do Instituto Verter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *